A Enfoque como pioneira na captação destas informações desde 1988, oferece o mais completo conteúdo de ativos dos mercados nacional e internacional, com aproximadamente 250 ativos. Trata-se de um módulo que pode ser contratado junto com o terminal Enfoque e que pode, também, ser comercializado separadamente para sites e intranets.



ÍNDICES FGV

FGV 100 e FGV100E
Reflete o comportamento nas Bolsas de Valores do Rio de Janeiro e/ou de São Paulo de uma carteira teórica formada por ações de 100 empresas privadas não financeiras, selecionadas segundo os seguintes critérios:

  • Excelência empresarial: reflete a dimensão e o desempenho de cada empresa, medido a partir dos resultados dos balanços patrimoniais.
  • Liquidez em bolsa: reflete a liquidez dos papéis de cada empresa, tendo como base a representatividade dos mesmos em termos de presença nos pregões, número de negócios, número de títulos negociados, volume negociado.

O peso de cada uma das empresas selecionadas para fazer parte da carteira teórica do índice FGV100 é calculado a partir de uma ponderação que toma como base seus patrimônios líquidos. A composição e a estrutura de ponderação da carteira teórica são revistos e atualizados anualmente.
O índice FGV100 é um instrumento de acompanhamento do desempenho das ações consideradas de segunda linha pelo mercado, uma vez que engloba apenas empresas não financeiras de capital privado.

O índice FGV100-E tem a metodologia de cálculo igual a do FGV100 acrescido de empresas estatais.