ÍNDICES DE INFLAÇÃO
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IGP-M - ÍNDICE GERAL DE PREÇOS DO MERCADO - (1°e 2° prévias, % ao mês, % ao ano, % últ. 12 meses e acumulado desde sua criação)
Divulgado pela FGV, desde jun/89, atualiza um título do governo, que são as Notas do Tesouro Nacional, debêntures e aluguéis comerciais e residenciais. É formado por três índices:
- O Índice de Preços por Atacado (IPA - % ao mês e % ao ano) que representa 60 % do IGP-M;
- O Índice de Preços ao Consumidor (IPC - % ao mês e % ao ano) que representa 30% do IGP-M;
- O Índice Nacional da Construção Civil (INCC - % ao mês e % ao ano) que representa 10% do IGP-M.
O período de coleta de preços vai do 21º dia do mês anterior ao 20º do mês em referência.
IGP-DI - ÍNDICE GERAL DE PREÇOS - DISPONIBILIDADE INTERNA – (% ao mês e % ao ano)
Calculado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) desde nov/1947, é considerado o mais fiel medidor da inflação. É formado por três índices: o Índice de Preços por Atacado (IPA) (% ao mês e % ao ano), que representa 60% do IGP-DI e acompanha os preços de 431 produtos; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) (% ao mês e % ao ano), que representa 30% do IGP-DI e apura a inflação de famílias que ganham de 1 a 33 salários mínimos através da pesquisa de preços de 388 produtos no eixo Rio-São Paulo; e o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) (% ao mês e % ao ano), que representa 10% do IGP-DI. É calculado entre os dias 1º e 30 de cada mês e divulgado por volta do dia 10 do mês seguinte.
IGP-10 - ÍNDICE GERAL DE PREÇOS - (% ao mês e % ao ano)
Divulgado pela FGV, tem a mesma metodologia do IGP-M, sendo calculado entre os dias 11 de um mês e 10 do mês subseqüente. Sua finalidade é, juntamente com a criação do mercado futuro de IGP-M da BM&F, dar aos operadores uma melhor sinalização para avaliação deste.
IPCA-E - ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLIADO ESPECIAL - (% ao mês)
Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), corrige o saldo devedor dos impostos através da Unidade Fiscal de Referência (Ufir). Seu período de coleta é entre o dia 16 do mês anterior até o dia 15 do mês de referência, sendo que a sua divulgação passou a ser trimestral a partir de dez/94.
IPCA – ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO – (% ao mês e % ao ano)
Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), se baseia na evolução da cesta de consumo de famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, pesquisado entre os dias 1 e 30 de cada mês e divulgado aproximadamente após 8 dias úteis.
INPC - ÍNDICE NACIONAL DE PREÇOS AO CONSUMIDOR - (% ao mês e % ao ano)
Divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), corrige os balanços e demonstrações financeiras trimestrais e semestrais das companhias abertas. É calculado entre os dias 1º e 30 de cada mês e divulgado aproximadamente após 8 dias úteis.
ICV - ÍNDICE DE CUSTO DE VIDA - (% ao mês e % ao ano)
Divulgado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos), o ICV é calculado em duas versões (de 1 a 5 e de 1 a 30 salários mínimos) para a região metropolitana de São Paulo. Criado em 1955, este índice é um grande aliado dos sindicatos para as negociações salariais em todo o país. O período de coleta de preços vai do primeiro ao último dia do mês corrente e é divulgado aproximadamente no início da 2ª quinzena do mês seguinte.
IPC - ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR - (1°, 2° e 3° quadrissemanas, % ao mês e % ao ano)
Divulgado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo), mede a inflação das famílias paulistanas que ganham de 2 a 6 salários mínimos.Pesquisa os preços de 260 produtos, comparando a média com a média dos 30 dias anteriores. A coleta de preços é feita entre o dia 1º e 30 de cada mês.
IPC-S - ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR SEMANAL – EIPCS - (% ao mês)
Divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) o IPC-S é composto de cerca de 450 produtos e serviços, agrupados em sete classes de despesas. Os pesos atribuídos a estes itens espelham as despesas das famílias com renda mensal até 33 salários mínimos e são conhecidos por meio de pesquisas de orçamentos familiares computados em um período de trinta dias, encerrado na metade da semana anterior à sua divulgação. Desta forma, a taxa de inflação anunciada é sempre expressa em % ao mês.