ÍNDICES DE BOLSAS INTERNACIONAIS
|
|
|
AMÉRICAS
(DJIA) - DOW JONES
Índice utilizado para acompanhamento da evolução dos negócios da Bolsa de Valores de Nova York. Seu cálculo é feito em cima das médias das cotações entre trinta empresas industriais de maior importância na Bolsa de Valores. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
(IBC) - ÍNDICE DA BOLSA DA VENEZUELA
O Índice Bursátil Caracas, IBC, consiste na capitalização de cada uma das 15 empresas de maior liquidez negociadas no mercado acionário da Bolsa de Valores de Caracas.
(IGRA) - ÍNDICE DA BOLSA DO PERU
O Índice Geral da Bolsa de Valores de Lima teve início em 30 de dezembro de 1991 e é composto por uma carteira que atualmente representa as 29 ações mais negociadas do mercado peruano.
(IPC) - ÍNDICE DA BOLSA DO MÉXICO
O Índice de Preços e Cotações (IPC) é considerado o indicador do desempenho do mercado acionário em seu conjunto, em função das variações de preços de uma seleção de ações cotadas na Bolsa Mexicana de Ações.Lançado em 30 de outubro de 1978, o índice é composto das 36 ações mais negociadas do mercado.
(IPSA) - ÍNDICE DA BOLSA DO CHILE
O Índice de Preços Seletivos de Ações (IPSA) é composto das 40 ações com maior liquidez registradas na Bolsa de Valores de Santiago, elas são selecionadas trimestralmente e sua finalidade é refletir a variação de preços dos títulos mais ativos do mercado.
(MERVAL) - ÍNDICE DA BOLSA DA ARGENTINA
Lançado em 30 de junho de 1986, o Índice Merval é uma média do valor de mercado de uma carteira de ações selecionadas de acordo com sua negociação na Bolsa de Comércio de Buenos Aires. A atualização das ações que compõem o índice é feita trimestralmente de acordo com sua participação no mercado nos últimos seis meses. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
ÍNDICE NASDAQ 100
O Nasdaq-100 inclui 100 das maiores companhias domésticas não financeiras listadas na Nasdaq Stock Market. Lançado em janeiro de 1985, o índice reflete o crescimento das companhias Nasdaq através do maior grupo de indústrias. Todos componentes do índice têm um mínimo de movimentação financeira de US$ 500 milhões e uma média diária de negociação de pelo menos 100.000 ações. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
ÍNDICE NASDAQ COMPOSITE
Índice Nasdaq Composite mede todas as ações ordinárias Nasdaq
( National Association of Security Dealers Automated Quotation System
) domésticas e não domésticas listadas na The Nasdaq Stock Market.O Índice é o valor ponderado de mercado. Isto significa que cada título da empresa afeta o Índice na proporção de seu valor de mercado. O valor de mercado, o último preço de venda multiplicado pelo total de ações em circulação, é calculado durante o dia da comercialização e é relacionado ao valor total do Índice.
Atualmente o Nasdaq Composite inclui mais de 5.000 empresas, mais que a maioria dos outros índices de mercado de ações, sendo amplamente seguido. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
SP500 - STANDARD & POOR's 500
O S&P 500 é um índice que consiste em 500 ações escolhidas por tamanho de mercado, liquidez e representação de grupo industrial. Ele é um índice ponderado de valor de mercado (preço da ação vezes número de ações em circulação) com o peso de cada ação no Índice proporcional a seu valor de mercado. O "500" é uma das marcas mais amplamente usadas do desempenho patrimonial norte-americano.
Orientações Gerais para adicionar ações ao Índice S&P 500:
- Valor de Mercado: O S&P 500 é um índice do valor ponderado de mercado.
- Classificação do Grupo Industrial: As Empresas selecionadas para o S&P 500 representam uma ampla faixa de segmentos industriais dentro da economia norte-americana.
- Capitalização: A propriedade de ações ordinárias em circulação de uma empresa é cuidadosamente analisada para mostrar as empresas mais fortemente detidas.
- Atividade Comercial: O volume de comercialização do capital de uma empresa é analisado em uma base diária, mensal e anual para assegurar liquidez e preços de ação eficientes.
- Análise Fundamental: Tanto a condição financeira como a operacional de uma empresa é rigorosamente analisada. A meta é adicionar empresas ao Índice que sejam relativamente estáveis e que manterão o rendimento baixo no Índice.
- Indústrias Emergentes: As empresas em indústrias emergentes e/ou novos grupos industriais - grupos industriais atualmente não representados no Índice - são candidatos para o Índice assim que os mesmos cumprirem as orientações citadas acima.
Orientações Gerais para Retirada de Ações do S&P 500:
- Fusão e Aquisição: Uma empresa é retirada do Índice o mais próximo possível da data de transação efetiva.
- Falência: Uma empresa é retirada do Índice imediatamente depois que esta for decretada ou assim que um plano de recapitalização alternativo que mude a média da dívida/patrimônio da empresa for aprovado pelos acionistas.
- Reestruturação: Cada plano de reestruturação da empresa é analisado detalhadamente. A empresa reestruturada assim como quaisquer subsidiárias são revisadas para inclusão ou exclusão do Índice.
- Falta de Representação: Uma empresa pode ser retirada do Índice por não mais atingir os critérios atuais para inclusão e/ou não ser mais representante de seu grupo industrial. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
P100 - STANDARD & POOR's 100
O S&P 100 é composto de 100 empresas que também compõem o S&P 500, com uma diferença, ele considera a performance das maiores empresas americanas negociadas no mercado de ações.
(TSX COMPOSITE) - ÍNDICE DA BOLSA DO CANADÁ
O Índice S&P/TSX Composite é formado pelas ações mais líquidas do mercado acionário canadense e representa um termômetro de sua performance.
EUROPA
(AEX) - ÍNDICE DA BOLSA DA HOLANDA
O índice AEX é uma média de preços de 25 companhias listadas na Bolsa de Amsterdã. O AEX é estruturado de forma a refletir o desempenho das ações desta bolsa.
(CAC 40) - ÍNDICE DA BOLSA DA FRANÇA
Um dos índices mais tradicionais do mercado acionário francês, o CAC40, sendo CAC a sigla do nome da associação dos corretores franceses (Compagnie des Agents de Change), é baseado em uma carteira formada pelas 40 ações mais representativas da Bolsa de Paris onde é adotado o sistema de ponderação por valor de mercado das empresas emissoras. A base do índice foi fixada em dezembro de 1987 (1.000) e, desde 15 de junho de 1988, o CAC-40 é objeto de contratos de opções de estilo europeu negociados no MONEP (Marché des Options Négociables de Paris) e de contratos futuros negociados no MATIF (Marché à Terme International de France).
(DAX XETRA) - ÍNDICE DA BOLSA DA ALEMANHA
Lançado em 30 de dezembro de 1987 o DAX100 reflete o desempenho das 100 maiores ações alemãs – em termos de volume e número de negócios. – listadas na FWB Frankfurter Wertpapierborse.
(FTSE) - ÍNDICE DA BOLSA DA INGLATERRA
Desenvolvido conjuntamente pelo Financial Times e pela Bolsa de Valores de Londres e lançado em 3 de janeiro de 1984 o FT-SE 100, apelidado de Footsie, corresponde a uma carteira de 100 ações de maior capitalização entre as mais de 2.500 ações registradas nessa bolsa. A metodologia do FT-SE 100 adota o sistema de ponderação por valor de mercado das empresas emissoras. Desde seu nascimento tem sido objeto de contratos futuros e de opções de estilo europeu negociados na London Stock Exchange.
(IBEX 35) - ÍNDICE DA BOLSA DA ESPANHA
Índice formado pelas 35 ações mais líquidas e representativas do mercado de ações espanhol. Serve de referência tanto para conhecer a evolução da bolsa como dos mercados de opções e futuros sobre o índice. O grupo de ações que constituem o IBEX35 é revisado semestralmente com o objetivo de mantê-lo sempre com os títulos mais líquidos da bolsa.
(MIB 30) - ÍNDICE DA BOLSA DA ITÁLIA
Lançado em 31 de dezembro de 1992 com valor inicial de 10.000, o MIB 30, composto pelas 30 ações mais negociadas, é um índice representativo do desempenho da Bolsa Italiana.
(MOSCOW TIMES) - ÍNDICE DA BOLSA DA RÚSSIA
O Moscow Times é um índice médio composto das ações mais representativas da Bolsa de Valores da Rússia.
(SMI) - ÍNDICE DA BOLSA DA SUÍÇA
O SMI é um índice de preços composto das 30 ações mais líquidas negociadas na Bolsa de Valores da Suíça. Foi lançado em 30 de junho de 1988 com valor-base de 1500 pontos. Sua composição é examinada uma vez por ano.
ÁSIA
(HANG SENG) - ÍNDICE DA BOLSA DE HONG KONG
Uma espécie de termômetro do mercado de ações de Hong Kong, o índice Hang Seng é constituído das 33 ações mais representativas do mercado
.
(JACARTA COMP.) - ÍNDICE DA BOLSA DA INDONÉSIA
Lançado em 10 de agosto de 1982, o Jacarta Composite é composto das ações mais negociadas listadas no mercado regular da Bolsa de Valores de Jacarta.
(KLSE COMP.) - ÍNDICE DA BOLSA DA MALÁSIA
O KLSE Composite Index foi lançado em 1986 quando perceberam que era necessário um indicador preciso do mercado sobre o desempenho da Bolsa da Malásia e da economia. No entanto, ele não era um índice que representava o mercado completo, então em 1995 o número de ações do KLSE Composite passou a ser composto das 100 ações mais negociadas
.
(KOSPI) - ÍNDICE DA BOLSA DA CORÉIA DO SUL
O Índice KOSPI é um indicador representativo do mercado de ações coreano. Lançado em 1983, na Bolsa de Valores da Coréia, o KOSPI é um índice médio do valor de mercado de todas as ações listadas.
(NIKKEI) - ÍNDICE DA BOLSA DE TÓQUIO
O mais tradicional índice do mercado de ações japonês, o Nikkei-225, foi implantado pela Bolsa de Valores de Tóquio (em sua reabertura após o fim da Segunda Guerra Mundial) em 16 de maio de 1949. O índice Nikkei refere-se as flutuações das cotações de uma carteira formada por 225 ações inscritas na Primeira Seção da Bolsa de Valores de Tóquio (conjunto das ações mais negociadas e de maior capitalização deste mercado). As ações são colecionadas diante de critérios que levam em conta a representatividade das ações, níveis de negociação e de capitalização e distribuição setorial da carteira de forma a reproduzir o perfil das carteiras mantidas pelos grandes investidores institucionais do Japão. Temos ainda sua variação ao mês e ao ano.
(PSE COMP.) - ÍNDICE DA BOLSA DE FILIPINAS
Lançado em 30 de setembro de 1994 com valor de 2922,21, o Philippine Stock Exchange Composite Index é um índice médio composto das ações mais representativas da Bolsa de Valores de Filipinas.
(SET) - ÍNDICE DA BOLSA DA TAILÂNDIA
Lançado em 30 de abril de 1975 e calculado com base nos preços das ações listadas na Bolsa de Valores da Tailândia, o índice SET é uma média da capitalização que compara o valor de mercado atual de todas as ações com o valor base de 100 pontos.
(SHENZHEN) - ÍNDICE DA BOLSA DA CHINA
Lançado em 03 de abril de 1991 com valor de 100 pontos, o Shenzhen Index é um índice que mede o desempenho das ações listadas na Shenzhen Stock Exchange.
(STRAITS TIME) - ÍNDICE DA BOLSA DE CINGAPURA
O STI é o principal índice da Bolsa de Valores de Cingapura. Composto de 45 ações selecionadas de acordo com sua liquidez e volume de negociação. Todas as ações do índice têm livre flutuação, ou seja, são ações do capital de companhias que não pertencem a controladores ou acionistas estratégicos.
(TAIWAN WEIGHTED) - ÍNDICE DA BOLSA DE TAIWAN
Lançado em 1971, o TAIEX (Capitalization Weighted Price Index) é um índice médio composto das ações mais representativas da Bolsa de Valores de Taiwan.