METAIS
|
|
|
LONDON FIX (GOLD, SILVER, PLATINUM, PALLADIUM)
Duas vezes por dia (às 10:30 a.m e às 3:00 p.m – horário de Londres) são fixados preços para o ouro, a platina e o paládio com exceção da prata que é somente uma vez. Esses preços são os que estão sendo negociados no momento. Desde 12 de setembro de 1919 esses preços, denominados London Fix, são uma base para muitos contratos mundiais desses metais.
GOLD - NY
Talvez nenhum outro mercado no mundo tenha o apelo universal do mercado de ouro. Por séculos, ele tem sido cobiçado por ser uma mistura de beleza, raridade e de estar próximo da indestrutibilidade. Nações possuem ouro para realizar vendas e trocas internacionais, já pessoas comuns guardam ouro para ter segurança a respeito das incertezas do dia a dia do dinheiro de papel.
O primeiro grande avanço na refinação do ouro seguiu-se a primeira viagem de Colombo. De 1492 a 1600, América Central e do Sul e as Ilhas Caribenhas contribuíram com significativas quantidades de ouro para o comércio mundial. Colômbia, Peru, Equador e Panamá contribuíram com 61% das descobertas de ouro mundiais durante o século XVII. No século XVIII elas ultrapassaram 80%.
Seguindo a descoberta de ouro na Califórnia em 1848, a América do Norte se tornou o maior fornecedor, de 1850 a 1875 foi descoberto mais ouro do que nos últimos 350 anos. Em 1890 os depósitos de ouro do Alasca e do Yukon eram as principais fontes de fornecimento de ouro e, pouco depois, descobertas na África indicaram depósitos que excederam isso. Hoje, os principais países produtores de ouro são África do Sul, EUA, Austrália, Canadá, China, Indonésia e Rússia.
O ouro é vital para a indústria. Ele é um excelente condutor de eletricidade, é extremamente resistente a corrosão e é um dos elementos químicos mais estáveis, ou seja, é muito importante para as aplicações eletrônicas e de alta tecnologia.
Os EUA foram os primeiros a assinar uma regra monetária formal para o ouro em 1792. Hoje, o preço do ouro flutua livremente de acordo com a oferta e a procura, respondendo rapidamente a fatos políticos e econômicos.
PALÁDIUM - NY
Paládio é outro metal do grupo da platina. Ele é garimpado com a platina e se assemelha em muitos aspectos, mas ainda há diferenças importantes entre os dois metais. O paládio é também produzido como um sub-produto da exploração de níquel. A Rússia fornece 67% da produção, a África do Sul 23% e a América do Norte 8%. A produção anual é de aproximadamente 8.1 milhões de onças.
Catalizadores automotivos são os maiores consumidores do setor, respondendo por 63% da demanda. Equipamentos eletrônicos respondem por 21%, ligas dentais por 12% e jóias por 4%.
PLATINUM - NY
A platina é o principal metal do grupo dos seis metais que sustenta esse nome; os outros metais do grupo da platina são: paládio, ródio, rutênio, ósmio e irídio. Todos possuem qualidades físicas e químicas que fazem deles materiais vitais para a indústria.
Joalherias criaram uma larga demanda pela platina, de aproximadamente 51%. Catalizadores automotivos respondem por 29% e refinarias químicas e petrolíferas por 13% da demanda.
A platina é usada na indústria de computadores e nas aplicações eletrônicas de alta tecnologia como um excelente condutor de eletricidade, ela não corrói e tem baixa reação com outros metais. Esse setor contabiliza em torno de 7 % do consumo.
A platina está entre os metais mais escassos, o total de minas produzidas é de aproximadamente 5 milhões de onças troy por ano. Em contraste, as minas de ouro produzem aproximadamente 82 milhões de onças por ano e a produção de prata é de aproximadamente 547 milhões de onças.
Os fornecedores de platina estão concentrados na África do Sul, cuja produção é de aproximadamente 80%, na Rússia com 11% e na América do Norte com 6%.
Por causa de sua importância como um material industrial, sua produção relativamente baixa e a concentração pertencente a poucos fornecedores, os preços podem ser voláteis. Por esta razão ela é geralmente considerada atrativa para os investidores.
SILVER - NY
A prata tem atraído o interesse do homem por milhões de anos. Na antiguidade, os depósitos de prata eram abundantes na superfície da terra.
Em 1792, a prata assumiu um importante papel no sistema monetário americano e foi usada como moeda nacional até 1965. Hoje a prata é vendida como uma valiosa e prática mercadoria e um investimento seguro.
Indústrias mineiras, fabricantes de produtos finais e usuários de materiais industriais de prata se baseiam nas negociações praticadas na Comex para gerenciar seus riscos. Como um metal precioso, a prata também dita regras dentro de um investimento.
*O valor em gramas equivalente a 1 onçatroy é 31,1035 gramas.